segunda-feira, novembro 19, 2012

Reportagem sobre o Festival InvictOi!

Sexta feira passada no dia 9 de Novembro, foi dia de romaria à Invicta para assistir ao festival de streepunk InvictOi!, um evento que reunia bandas como Clockwork Boys, Facção Opposta e Albert Fish bandas oriúndas de Lisboa, Grito! do Porto e Asas da Vingança oriúndos de Faro. 
A abertura de portas estava marcada para as 21h00 e o começo do festival para as 21h30. 
Quando chegámos ao novo Hard Club situado no mercado Ferreira Borges, já se vislumbravam algumas pessoas mas nada que levasse a crer que seria uma noite de enchente a relembrar velhos tempos. Punks, Skins, Mods, Casuals,Metaleiros,Rockers,Headbangers,Skaters etc, apareceram no Hard Club para uma festa que se previa de arromba (assim foi). 21h30 e sobe ao palco a primeira banda, os Asas da Vingança, banda que mistura o Oi! mais tradicional com alguns laivos do hardcore americano. Nota-se bem a influência dos americanos Iron Cross, banda que até versionam, pois ouviu-se o clássico «crucified for your sins» durante o seu reportório e também uma cover dos Templars ( I believe in myself ) e outra dos 4-Skins ( Chaos). Tiveram ainda tempo para nos apresentar temas do seu  7" single de estreia que julgo que será uma edição futura da Bigorna Records e ainda um tema novo que foi o que eu mais gostei, intítulado «somos a classe criminal».
Seguiu-se a banda da casa, os Grito! que vinham com a lição bem estudada e a jogar em casa não deixaram os créditos por mãos alheias presenteando o imenso público, muitos deles seguidores da banda com um concerto intimista e tecnicamente imaculado.Tocaram alguns temas antigos e alguns temas do seu mais recente EP .
E como houve atrasos de alguns membros de Facção Opposta e de Albert Fish, a banda que se seguiu teve de ser os Clockwork Boys que estavam marcados para o final da noite e que tiveram uma excelente aceitação do público basta avaliar pelos vídeos no Vimeo ou no Youtube para ficar com essa percepção. Tocámos alguns temas antigos como Fernando Chalana era RnR, Diabo no Corpo,Hooligans na Noite, ou Solta a Cobra que há em ti com a sala toda a entoar os refrões dos temas e tocámos também alguns temas do nosso novo LP como Glória aos Piratas, a dor passa o ódio fica, Facadas na Noite, Vida Maldita,Rebeldes Tatuados com o vocalista de Facção Opposta a vir cantar ao palco um dueto e outros mais.
A avaliar pela aceitação e entrega total do público e por tantas congratulações que recebi no final do concerto, acho que partimos a louça toda e demos um concertão. Punk Rock das Ruas!!!
Seguiram-se os Albert Fish que presentearam o público com temas dos seus últimos trabalhos e alguns outros mais antigos incluindo uma cover de Censurados no seu setlist (Angústia).
Em seguida, os Facção Opposta que apresentaram muitos temas novos do seu muito aguardado novo álbum que será lançado em formato LP e que será mais uma edição com o selo de qualidade da Bigorna Records e que se prevê que seja um lançamento para o primeiro trimestre de 2013. A versão do álbum em CD terá o selo da editora brasileira Dunkel Records a mesma que foi responsável pela edição do Split CD com os Brasileiros Mão de Ferro.
O público cantou juntamente com os Facção Opposta e pelo que se viu e ouviu, vêm aí muitos novos hinos como Lendas Urbanas, Irreverentes, Meia Palavra Basta,Portugal,Fora de Controlo, etc. Tocaram também os temas do split cd com os Mão de Ferro.
A entrada duma segunda guitarra em muito contribuiu para que a banda ficasse com um som mais forte e mais pesado e com mais e melhores influências. Apenas como nota negativa não terem tocado os 2 temas do single contra a maré, mas não havia tempo para apresentar tantas músicas. No final a satisfação de todos era óbvia ...

 Asas da Vingança
 Asas da Vingança

 Asas da Vingança
 Albert Fish
 Albert Fish
 Clockwork Boys feat. Facção Opposta

 Clockwork Boys
 Clockwork Boys

 Facção Opposta

 Facção Opposta
 Clockwork Boys
 Grito!
 Grito!
 Grito!

Público

Etiquetas: , , , ,

Rock das Cadeias: Reportagem sobre o Festival InvictOi!
Get your own Box.net widget and share anywhere!