quinta-feira, maio 14, 2015

N.A.M ( Nucleo de Atrasados Mentais)




«N.A.M. era a abreviatura de Núcleo de Atrasados Mentais e o nome de um dos mais interessantes e fugazes grupos que passaram pelo panorama da música portuguesa da fase final da década de 80. Enquanto a maioria das bandas nacionais se entretinha a recriar as sonoridades do eixo Liverpool-Manchester ou a tentar fazer rock de combate ao estilo dos Xutos & Pontapés, surgiu em Alvalade, corria o ano de 1989, a melhor banda de hardcore e crossover que até então se havia ouvido. Constituídos por Samuel  na bateria, futuro Censurados, Tenro na guitarra), João Ribas no baixo, futuro Censurados, ex-Ku de Judas) , Pedro Abreu na guitarra e Guita na voz.
O grupo atacava com ferocidade e segurança uma sonoridade hardcore muito próxima do crossover feito pelos DRI. A música não se baseava numa simples linha sonora, mas num labirinto de "breaks" ultra rápidos e bem executados.
Um cronista da época relatava que "o efeito do espectáculo é como conduzir um carro a velocidades impossíveis numa estrada cheia de curvas e chegar ao fim ileso".

por Bourbonese in http://underrrreview.blogspot.pt/2010...

(o cronista da frase entre aspas é o Zé Faísca LP nº31 de 01-06-1989).

Os N.A.M. chegaram a tocar ao vivo no antigo Bar Oceano na 24 de Julho e no Rock Rendez-Vous.

As fotografias do filme do projector de slides são do dia 25 de Dezembro de 1991 (João Ribas com 26 anos).»
Rock das Cadeias: N.A.M ( Nucleo de Atrasados Mentais)
Get your own Box.net widget and share anywhere!