terça-feira, outubro 10, 2017

Reportagem sobre a cena Oi! Portuguesa

De há uns anos a esta parte têm surgido inúmeras bandas praticantes de um estilo musical a que chamamos de Oi! sub-género do punk surgido nos anos 80 em Inglaterra termo usado por Garry Bushell. Em Portugal num passado recente apareceram bandas como os Facção Opposta banda que já conta no currículo vários lançamentos entre eles dois excelentes álbuns intitulados Lendas Urbanas e o da Luz à obscuridade e também editaram vários singles, recomendo seguirem a página da banda pois esta é a banda mais antiga desta nova fornada de novas bandas e conta mesmo com muitos lançamentos em vinyl e cd. João Velez vocalista dos Facção Opposta e baterista original dos Clockwork Boys na sua fase inicial, surge também envolvido noutros projectos musicais. Toca bateria na banda  de Faro Asas da Vingança, banda que conta já no seu currículo 3 singles 7" em vinyl e que pratica um Oi! duro e agressivo na onda de Close Shave ou Condemned 84. Para além destes projectos João Velez tem ainda os Falcata, banda onde toca baixo e canta ao mesmo tempo. Esta banda mais recente, conta também já com 2 singles na bagagem. Mais a norte e mais na onda punk Oi! temos a banda Grito! do conhecido músico Victor Paiva, que também editou através da sua própria editora a Bolhão Records um cd intitulado « Som das ruas»  e têm um split ep com Albert Fish. Victor era ainda o organizador do antigo festival de Street Punk Oi! Invictoi!, nome alusivo à cidade Invicta como o nome indica. Em Lisboa tivemos ainda uma banda que gravou apenas um single e que dava pelo nome de Gume, gravaram pelo excelente selo Bigorna Records, e a nível de grafismo esta editora prezava pela excelência. Originalidade e qualidade era a imagem de marca. As suas edições vão concerteza valorizar bastante. Na onda Oi! mas mais políticos temos a banda Batalha, que também gravou um single, mais na onda dos Blitz e dos Angelic Upstarts.
Em Coimbra existiram também os Blind Alley Dogs liderados por Nuno Guerra o seu guitarrista, praticavam um som na onda inglesa lembrando Cockney Rejects ou os Business ou Menace.Em Lisboa e apoiantes do Sporting Clube de Portugal existiram os Núcleo Duro praticantes duma sonoridade mais na onda francesa na linha de uns Tolbiac´s Toad´s ou Infanterie Sauvage.Em Lisboa existiu também um projecto  intítulado Pulhas, e gravaram 2 músicas que que foram editados  em cd single pela conhecida editora Zerowork Records. Também existiram uma outra banda chamada Judeus, bastante recomendável, gravaram um cd promo com 2 temas, cruz do passado e promessas. Mais recentemente em Lisboa, surgiram os Horda que editaram um single pela editora portuguesa Combate Brutal e que praticam um Oi! que nos remete para as bandas de Oi! francês dos anos 80.  Temos ainda os Atlantes , banda que junta portugueses e franceses e que também já gravaram algum material. 
E ao que consta vão começar a surgir colectâneas com estas bandas todas, na onda das compilações do Chaos en France. Os Asas da Vingança terminaram actividade e agora no seu lugar surgiram os Forca, tenho pena que Asas da Vingança tenham acabado, eram uma das melhores bandas dentro do género.
Rock das Cadeias: Reportagem sobre a cena Oi! Portuguesa
Get your own Box.net widget and share anywhere!