segunda-feira, novembro 07, 2016

Marion Cobretti - Viver à Margem 7" single vinyl



« Chegou-nos à redacção um embrulho envolto em folhas velhas do semanário o "Crime", poder-se ia pensar que dali não vinha coisa boa. Desembrulhando a "prenda" surge-nos o primeiro a single a solo do Marion Cobretti, vocalista dos já afamados clockwork boys. Após primeira audição, "Viver à margem" é um levantar de voz a todos aqueles que querem tornar o punk objecto de estudo catedrático.
Em nota de rodapé, o Punk não se encaixa em nenhuma cartilha e o single do Cobretti está aqui para o provar. Se o tema título é uma chapada de pura alta voltagem rock n roll sem lugar a contratempos nem pausas para matutar sobre existencialismos bacocos, o que flui aqui é realidade à flor da pele.
A rotação não esmorece, continuando em alta voltagem na outra margem (leia-se lado B), onde nos encontramos com a turma do 77, barricada num beco a defender com unhas e dedos o PunkRock no tema "Rouba Também".
Por mais contrariedades que possam existir,sejam os canhões de água da bófia, ou os críticos do costume, nada consegue vergar a turma do 77. Malha flipada com uma guitarra a estrilhar por todos os lados, aqui e acolá auxiliada por um piano atrevido que vai soltando uns lás e uns dós, inflamando o refrão com um punhado de palavras de combate.
Se pusesse este tema no "buraco negro", iríamos ser teletransportados até um final de tarde no Verão de 1978, para a porta do Dramático de Cascais, teríamos pedras da calçada em ambas as mãos e os dentes torcidos de raiva por não haver Punk- Rock, o resto seria uma história que nunca mais esqueceríamos.
A tiragem do single é reduzida, segue as premissas da lei da oferta e da procura, não há lugar a excedentes, logo a curva da elasticidade que se dane, quem encontrar o Cobretti em algum canto sujo desta terra (isto lembra-me a música do seriado Zé Gato) peçam-lhe uma cópia do single, porque este pedaço de vinil vai ficar na tribuna dos melhores registos Punk-Rock editados cá no burgo.»
 

(André Nascimento) in O Alfinete Fanzine.
Marion Cobretti- Viver à Margem 7" vinyl transparente Cobra Kai Records 2015.

1 Comments:

Blogger Merton said...

Verão 78 Cascais rima com Stranglers e 999 pedradas cabeças partidas, fuga em burros, e gajas com medo de serem violadas, Rock n Roll fora da lei.

abraço
Merton

7:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Rock das Cadeias: Marion Cobretti - Viver à Margem 7" single vinyl
Get your own Box.net widget and share anywhere!