sábado, novembro 06, 2010

MENSAGEM AOS VANDÂLOS DA NOSSA LISBOA:

Limpar 'graffitis' da Sé de Lisboa custa no mínimo 10 mil euros:

A limpeza da Sé Catedral de Lisboa está a cargo da Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, a quem está afecta, e custará entre os 10 mil e os 20 mil euros, mais IVA. Em causa estão as frases alegadamente inscritas por grupos anarquistas, há pelo menos uma semana, na fachada principal daquele monumento.

João Soalheiro, director regional daquele organismo, disse ao DN que já foram desencadeados "os procedimentos de diagnóstico e definição de metodologia a aplicar, através de consulta a entidades credenciadas".

A demora, esclareceu, deve-se à natural fragilidade do edifício em causa, que impossibilita a "aplicação dos métodos usuais no âmbito da limpeza urbana, por serem demasiado intrusivos". Para além disso, há ainda de ter em conta a "morosidade das operações", "entre os 20 e os 45 dias".

Ao todo, e dependendo das metodologias a ser aplicadas, o custo total dos trabalhos variará entre os 10 mil e os 20 mil euros, mais IVA.

Por esclarecer continua a situação do Mosteiro de S. Vicente de Fora, onde está sediado o Patriarcado de Lisboa. O DN tentou, durante o dia de ontem, contactar aquela instituição, mas tal não foi possível até ao fecho desta edição.

João Camolas, assessor de imprensa do Gabinete do vereador José Sá Fernandes, responsável pelo Pelouro de Ambiente Urbano e Espaço Público da Câmara de Lisboa, também sublinhou ao DN que a técnica de limpeza deste tipo de edifícios "é muito mais sensível" do que a habitualmente utilizada na remoção dos graffiti, como aconteceu recentemente no Bairro Alto.

Certo é que inscrições cobrem as fachadas dos dois edifícios em causa há já algumas semanas. Para João Baioneto, responsável pelo pelouro do Património da Junta de Freguesia da Sé, o problema principal está no facto de ter quase a certeza de que, após a limpeza que "mais cedo ou mais tarde" terá lugar, os graffiti voltarão a aparecer.

Defende, por isso, que "o que é preciso é que as pessoas se sensibilizem" do respeito que é preciso ter pelos monumentos, principalmente quando em causa está um edifício que "fez há dias 863 anos", como é o caso da Sé Catedral.

DEDICO AQUI ESTAS CURTAS FRASES PARA ESTES GRUPOS DE VANDÂLOS E DE GENTE PIOLHOSA SEM RESPEITO PELO PATRIMÓNIO HISTÓRICO DESTE PAÍS:

EMIGREM PARA BEM LONGE QUE PORTUGAL NÃO PRECISA DE ESCUMALHA COMO VOCÊS!!!

OS LUGARES HISTÓRICOS NÃO SÃO PARA SER GRAFITADOS!!!

GRAFITEM ANTES AS POCILGAS ONDE VOCÊS VIVEM!!!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

enfim... xavalada com manias que é rebelde. no comments...

11:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O País está em crise, mas a crise não é apenas financeira.
A maior crise que o povo português enfrenta há anos, é a crise de valores.
Veja-se as enormes quantidades de lixo e merda de cão nos passeios das nossas ruas,prédios de habitação e monumentos grafitados, jovens que andam com as cuecas de fora pelas ruas, só falta mesmo qualquer dia andarem com o pinto a baloiçar fora das calças.
É engraçado que quando viajo para fora para outros países da UE não vejo nada disto que acabei de falar. Seremos nós os homens primitivos da Europa? julgo que sim. É UMA VERGONHA ESTE PAÍS!!!


Marion Cobretti

7:48 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Rock das Cadeias: MENSAGEM AOS VANDÂLOS DA NOSSA LISBOA:
Get your own Box.net widget and share anywhere!