terça-feira, agosto 03, 2010

Um fookin Record ...


VILETONES - Se o mundo se assustou com o comportamento dos Sex Pistols em Londres, a sorte é que os holofotes não se viraram para Toronto. Os Viletones certamente causariam ainda mais indignação. Um artigo do jornal Record Week descreveu o grupo como "a resposta cultural do Ocidente para Idi Amin Da Da" (para quem não sabe, Idi Amin era presidente de Uganda e tinha manias "estranhas", como comer carne humana e guardar partes dos corpos dos seus desafectos em frigorifícos...).
Tal afirmação tinha como base o perfil do vocalista que no palco - e fora dele, também, destilava raiva, ódio, violência extrema, autodestruição, escatologia e... simpatia pelo nazismo!
Sim, Steven Leckie adotou o pseudônimo "Nazi Dog", usava suásticas e dizia não apenas ser admirador H. Himmler, mas também descendente do número um das SS de Adolph Hitler.
E orgulhava-se disso. Óbvio que tal comportamento é abominável até mesmo entre os punks. Mas a questão não era ideológica. Steven demorou um pouco a perceber o quanto estava a ser ingénuo ao promover o nazismo. A sua verdadeira intenção era causar o máximo de repulsa que pudesse nos mais velhos e incitar a violência no seu público. Conseguiu, claro.
Mas já na virada de 77 para 78, depois de assistir ao filme Holocausto, tocou-se da parvoíce e deixou o apelido e a propaganda nazi de lado. Diz a lenda que ele teria sofrido ameaças de morte por parte do serviço secreto Israelita, o que facilitou ainda mais a decisão de mudar o discurso.
Nazi Dog era desprezível, mas era também um soco no estômago da sociedade Canadiana e o som dos Viletones um pontapé na pasmaceira musical que predominava então naquele país.
Os outros integrantes do grupo eram o guitarrista Freddy Pompeii, o baterista Mike "Motor X" Anderson e o baixista Jackie Death (que ficou pouco tempo, sendo substituído por Chris "Hate" Haight).
Os Viletones foram um meteoro destruidor que durou (a formação original) por cerca de dois anos apenas. Nesse período, conseguiram chamar a atenção da imprensa, com vários artigos publicados, inclusive na Europa, sobre a selvajaria promovida por eles no palco.
Também fizeram uma apresentação no CBGB, ao lado dos Diodes(Canada), The Curse(Canada) e dos Teenage Head, estes últimos considerados os Ramones Canadianos.
Em termos de gravações, lançaram dois vinyl singles. O primeiro, Screamin' Fist, saiu em 77, e o segundo, Look Back in Anger, em 78. Pouco depois desse segundo ep, o baixista Sam Ferrara, ex-The Ugly, entrou no grupo e Chris Haight assumiu a segunda guitarra.
Quando os Viletones parecia que iam tomar um rumo, sem muitas explicações, três dos integrantes originais da banda saíram, deixando Nazi Dog e Sam. Pompeii, Haight e Anderson juntaram-se ao baterista John Hamilton (que tocou com os Diodes em sua fase inicial) para formar o The Secrets, com um som menos agressivo. O novo projecto não deu em nada, e ainda deram fim à mais original banda que surgira em Toronto desde a invenção do rock'n'roll.
Rock das Cadeias: Um fookin Record ...
Get your own Box.net widget and share anywhere!