sábado, agosto 07, 2010

CRIME


Banda californiana nada convencional dos anos 70. Apesar de soar e ter todos os elementos que os caracterizavam como punk ou underground, os Crime desde o início rejeitaram qualquer classificação. Declaravam-se como uma banda de rock'n'roll e nada mais além disso.
Esta postura acabou por afastá-los dos primeiros punks que procuravam organizar um "movimento" na Costa Oeste dos EUA, ainda que em 1978 tenham tocado em redutos dos punks, ao lado de bandas como Avengers, Dils e Negative Trend.
Arrogantes - só aceitavam dividir o palco desde que fossem a banda principal, acabaram odiados pela maioria das outras bandas de San Francisco e Los Angeles.
Sem dúvida, uma atitude punk demais para os próprios punks. ah ah

O núcleo da banda era formado pelo vocalista e guitarrista Frankie Fix e o guitarrista Johnny Strike. A primeira formação tinha o baixista Ron Ripper e o baterista Ricky Tractor.
As baquetas tiveram ainda, na sequência, Brittley Black e Hank Rank.
O som dos Crime é garage rock'n'roll básico, pesado e primitivo (e o que é o punk rock?). Algumas "canções" são mais a puxar para o rockabilly, com temas ofensivos, sadomasoquistas e sobre criminosos, claro. Costumavam apresentar-se com uniformes da polícia de São Francisco e um dos pontos altos da sua curta carreira (1976-1980) foi um concerto na penitenciária de San Quentin, em setembro de 1978.
Este concerto ficou registado em um raro vídeo independente da Targetvideo. (Procurem aqui no blog que eu postei esse video há muito tempo atrás).
Oficialmente, lançaram três singles em vinyl de 7" polegadas . O primeiro deles saiu em 1976 com as músicas Hot wire my heart e You're so repulsive, com uma gravação totalmente amadora e cheia de falhas. O segundo single já saiu com uma qualidade melhor, com Frustration e Murder By Guitar. UM CLÁSSICO. O terceiro e último, com Gangster Funk e Maserati já mostra uma banda diferente, ainda agressiva, mas claramente à procura de outros rumos musicais.
Em 1982, Strike deixou os Crime, que já tinham muita dificuldade para agendar concertos e foi o fim da banda. Strike passou a dedicar-se à literatura e teve um livro (Ports of Hell) públicado em 2004 (Headpress). Frankie Fix tentou reunir a banda no início dos anos 90, mas sem sucesso, devido à recusa de Strike. Em 1996, Fix morreu, muito provavelmente devido ao abuso de drogas que o deixaram extremamente fraco. Em suma, não há Crime perfeito.
Baixem aqui Piss on your turn table, um dos muitos piratas que saíram após o fim da banda, contém os três singles e várias músicas de um ensaio em estúdio perfazendo um total de 23 músicas.

2 Comments:

Blogger Nunowarkid said...

Sem dúvida uma GRANDE banda!!!!!

11:49 da manhã  
Blogger Nunowarkid said...

Completamente de acordo com o comment, mas há que não passar cartão, um gajo bem tenta incutir á miúdagem o bom som mas teimam em não saír da cepa torta e desta FDP de moda dos Emos que são mais que ás mães em Coimbra, mas é só cachopada que nem cara têm para levar duas chapadas, enfim, em Coimbra isto anda fraquissimo em termos de movimento Punk, o que isto já foi e o que é agora, mas para á frente é que se anda!!!!

Crime Crime Crime!!!!!

12:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Rock das Cadeias: CRIME
Get your own Box.net widget and share anywhere!