domingo, julho 04, 2010

Documentário AOS BERROS


Com recursos próprios e um esforço criativo dos produtores, «AOS BERROS», narra a trajectória dos primeiros punks de Juiz de Fora, cidade mineira próxima a divisa com o Estado do Rio de Janeiro.

Originário da Inglaterra e dos EUA, o movimento contra cultural punk chega ao Brasil no final da década de 70. No princípio dos anos 80, Juiz de Fora vive sua primeira aurora punk. Nesse período, jovens influenciados pelas primeiras aparições do punk na mídia internacional e nacional, e também no mercado cultural, reforçaram a sua comunicação e organização com grandes centros, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo. Houve circulação de fanzines, fitas cassetes com músicas punks e visitantes.

Embora considerada cidade de médio porte, Juiz de Fora tinha uma forte dose de conservadorismo no final da década de 70, visto ainda até aos dias de hoje.
O tradicionalismo reflete-se na elite política, nos estilos de artistas e nos eventos, que salvo excepções, são quase os mesmos desde aquela época, mantendo as devidas proporções.

Porém, no início da década de 80, o punk teve espaço.
Jovens politizados da classe média, com mais acesso às informações e fartos do rock instituído, da musica tradicional e da moda daquela época, difundiram o movimento para os jovens das classes mais baixas. O punk era a sua voz.

No I Festival de Rock de Juiz de Fora, realizado no dia 13 de agosto de 1983 no campo do Sport Clube, bandas punks do Rio de Janeiro e São Paulo tocaram para um público estimado entre oito e doze mil pessoas. Entre as bandas estavam Olho Seco, Cólera, 365, Coquetel Molotov e Desespero. Nesse dia também se apresentou a primeira banda punk de Juiz de Fora, a Força Desarmada. A partir daí, embora com algumas distorções da mídia que ocorreram depois do festival, o punk ganhou mais espaço, mais pessoas identificaram-se com o movimento, e outras novas bandas apareceram. O cenário artístico da cidade sofreu grandes modificações e efervescência, contrapondo-se aos mais conservadores.

Através de uma ampla pesquisa, gravações com vários remanescentes dessa “primeira geração punk”, além da compilação e restauração de arquivos inéditos, AOS BERROS tenta resgatar parte desta história ofuscada pela memória oficial.

A produção de AOS BERROS começou em outubro de 2008 como um projeto de monografia interdisciplinar de três estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora: Davi Ferreira, estudante de Comunicação Social, Aline Freitas, estudante de Especialização em TV, Cinema e Mídias Digitais; e Jimmy Klaus, estudante de História. Os três concluíram os cursos com a prévia do vídeo e o embasamento teórico pesquisado. Cada um apresentou o trabalho conforme o contexto de sua área.

Porém, o projecto não acabou com as formaturas. Pelo contrário, ganhou proporções maiores e resgatou uma história importante para a arte, e que nunca foi contada.
Agora podemos conferir essa história nos melhores festivais de cinema.


Trailer:


2 Comments:

Blogger Se acaso passar por aqui said...

link para assistir e baixar o doc completo:



Aline Freitas

10:54 da tarde  
Blogger Se acaso passar por aqui said...

http://www.youtube.com/watch?v=JR0b08ViF1c

10:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Rock das Cadeias: Documentário AOS BERROS
Get your own Box.net widget and share anywhere!