quarta-feira, novembro 02, 2005

A História do Punk-rock Nacional

(Capítulo 2)


Por estes tempos dos loucos anos 90 , deu-se o regresso dos Crise Total que contavam com a formação original dos anos 80 ,tirando apenas o vocalista Manolo desaparecido destas andanças,sendo que parece que ainda tocou bateria em Capitão Fantasma no começo,para então nunca mais se ouvir falar dele,e contando também com novos membros ,o vocalista Xico dos Subcaos e dos Porcos Sujos e o Libelinha no baixo ,também destas mesmas bandas e com passagens pelos M.A.D no começo e ainda pelos X-Acto no inicío quando X-Acto ainda cativava toda a gente do underground e não se assumia como uma banda Straight Edge.
Passando então o Pejó baixista da formação original para a guitarra ritmo, foi um regresso em cheio para incendiar os palcos e deixarem-nos com óptimas recordações.
Ainda chegaram a editar 2 álbuns em cd sendo o primeiro intítulado “A Crise Continúa”,o famoso albúm da capa com o antigo primeiro –ministro António Guterres em versão punk rocker e ainda o segundo Cd intítulado “Suicídio Involuntário” contando com mais um novo vocalista nesse álbum ,sendo ele o Miguel Rosa dos M.A.D ,
esta banda magnifica que também marcou muito desde o inicío dos 90´s, quando ainda contavam com o grande baixista Emilío que teve uma banda também chamada Emilío e a tribo do rum,e este senhor dava espectáculo no baixo .
O inicío desta banda foi como que apocaliptico,ambiente dark,muito alcóol,muito fumo,e muito punk-rock,a juventude sentia então grande informismo e revolta contra um sistema que só nos dava repressão em tempos de Cavaquismo e muitas merdas mais.
Mas a droga e outras merdas mais fizeram tanto com que a geracão dos anos 80 desaparecesse quase por completo assim como também alguma da dos anos 90.
A droga sempre acabou por tera sua influência na cena punk infelizmente… mas isso nao foi só por cá.
Nos anos 90 surge ainda a ideia da LBN Punx,LBN que significa Lisbon ,e que surge então como uma forma de indentificação e para unir ainda mais os punks de Lisboa.
Havia bandas que se assumiam da LBN,uma zine chamada LBN PUNX,e organizavam-se ainda algumas actividades,sendo de destacar os dias do caos que se organizaram no Algarve aquando do festival com Exploited e outras bandas em 1996 ,em que se registaram varios motins e distúrbios, houve muita destruição e convivío nestes dias sendo que os punks apareceram destacados em todos os jornais e foi necessário reforços policiais para correr com os punks do Algarve.
Os jornais aparecerem nos dias seguintes com títulos tão sugestivos e falsos como “punks armados de G-3 e balas á cintura e ao pescoço”(derivado dos cintos de balas e apetrechos vários) e já agora aproveito aqui para pedir a quem tiver esses recortes de jornal que os envie aqui ao Blog,pois essas noticías foram um prato cheio,só circo ,só rir.
-A LBN Punx esteve presente em peso,assim como punx de todo o País representados em peso (Leiría,Coimbra,e Porto em peso também).
-As bandas mais representativas da LBN Punx eram os Subcaos,os Mortos de Fome,os Porcos Sujos,os Mad,e os Albert Fish mas havia mais.
Havia grande amizade e união entre o pessoal destas e de outras bandas lisboetas.
- O punk-rock sempre foi passando de geracão em geracão e pode ter adormecido um pouco em deteminadas alturas,mas nunca morreu e nem há-de morrer,enquanto houver rebeldia,sangue quente e suor…
Rock das Cadeias
Get your own Box.net widget and share anywhere!